Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de Geografia da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Blocos econômicos e sua influência na regionalização do espaço mundial


Como havia prometido segue uma atividade para 8ºano referente ao conteúdo do 2º bimestre.

Essa é uma sugestão de aula para desenvolver o assunto sobre Blocos Econômicos, abordando desde o processo de formação dos blocos, os países integrantes de cada bloco econômico, assim como os excluídos, a dinâmica político-econômica ao qual estão inseridos e o papel dos blocos no cenário mundial.

Material necessário
- Mapa-múndi;
- Cópias reduzidas do planisfério, em quantidade para o trabalho em duplas ou trios;
- Papel de seda ou vegetal;
- Lápis de cor, lápis ou lapiseira e borracha.

Desenvolvimento
- Em uma aula introdutória, com a apresentação de powerpoint (elaborado pelo professor) ou mesmo na lousa com o auxílio do mapa mundi, converse com os alunos a respeito do que vem a ser os blocos econômicos, seu processo de construção e como eles estão inseridos no contexto econômico, político e social.
- A partir da construção do conceito de blocos econômicos:

* Exponha na classe o planisfério político e mostre (em cópias impressas ou no computador, se disponível)a configuração dos blocos econômicos e as mudanças nos centros de poder ao longo da história. Converse com os alunos sobre o que eles pensam a respeito da formação dos blocos, como eles mudaram no decorrer do tempo e como está o cenário nos dias de hoje, levando em consideração três momentos principais:
1) o início do século XX — mundo pré-guerras;
2) a bipolarização do mundo pós-guerra;
3) o contexto atual.
Localizem, então, no mapa-múndi, os principais blocos atuais, como MERCOSUL, NAFTA, UE e Apec, e a pretensão da formação da ALCA, discutindo os principais aspectos que os diferenciam e os tornam importantes no cenário econômico e geopolítico internacional.

* Proponha a confecção de croquis cartográficos. Relembre conceitos que devem ser utilizados, como título, legenda e escala. Para começar a atividade, os alunos devem sobrepor o papel de seda ou vegetal à cópia do planisfério. Em seguida, contornar os limites de cada continente e, utilizando cores diferentes, contornar as áreas de abrangência de cada bloco econômico. Em seguida, confeccionarão as legendas conforme os elementos representados no croqui. Ao final, deverão colocar um título adequado ao aspecto representado.

* Com os croquis prontos, inicie um debate sobre o papel dos blocos na economia global, não esquecendo de mencionar os países que estão excluídos desse processo (principalmente os países africanos, da América Central e alguns do sudoeste e sul da Ásia). Monte com a turma uma lista das principais características econômicas, políticas e culturais dos países inseridos nos blocos, em contraposição àqueles que não estão inseridos nesse tipo de integração. Em seguida, discutam a respeito da influência que os blocos econômicos exercem na regionalização do espaço mundial(fato este que ficará bem definido com a produção dos croquis).
Peça aos alunos que elaborem, individualmente, um pequeno relatório registrando seu entendimento a respeito das aulas.


(Atividade adaptada do site Revista Nova Escola).

"Uma breve reflexão sobre o nosso modo de vida"

Esse vídeo é para refletir com os alunos de 8º e/ou 9ºano acerca da nossa sociedade e dos padrões aos quais ela se encontra inserida.

A história das coisas

Sinopse:
O que é História das Coisas ? Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos. História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nas relações de nossos padrões de consumo. História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo. História das Coisas nos ensina muita coisa, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.



segunda-feira, 14 de junho de 2010

Texto "Meio técnico-científico-informacional"

**Aqui vai a postagem do texto prometido, com uma linguagem simples e direta, esclarecendo alguns parâmetros para oportunizar um melhor planejamento da aula** (Espero ter ajudado).

O MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO E A INFORMAÇÃO

Uma das realidades mais extraordinárias do mundo atual é a velocidade com que são transmitidas informações entre diferentes lugares, quer estejam próximos quer distantes, fazendo deles lugares mundiais. A comunicação e a circulação de informações - dados, idéias ou decisões - ocorrem instantaneamente, no chamado tempo zero. Isso sem falar que essas informações podem chegar, ao mesmo tempo, em vários lugares. Velocidade, instantaneidade e simultaneidade são características do que chamamos de meio técnico-científico informacional.

A Em 1982, o geógrafo Milton Santos, em seu trabalho intitulado Pensando o Espaço do Homem, já alertava para o fato de que, das múltiplas denominações aplicadas ao nosso tempo, nenhuma é mais expressiva que a de período tecnológico. Dizia ele que a técnica é um intermediário entre a natureza e o homem desde os tempos mais remotos e inocentes da História. Mas, ao converter-se num objeto de elaboração científica sofisticada, acabou por subverter as relações do homem com o meio, as relações entre as classes sociais e até mesmo as relações entre as nações.

Para Milton Santos, a ciência, a tecnologia e a informação, hoje, são as bases técnicas da vida social, ou, em outras palavras, o meio técnico-científico informacional é um meio geográfico no qual o território inclui obrigatoriamente ciência, tecnologia e informação.

Nas últimas décadas, a revolução tecno-científica em curso se deu destacadamente no campo da microeletrônica e das telecomunicações, e ocorreu juntamente com a reestruturação da produção e do trabalho no sistema capitalista, da economia internacional e dos territórios. A alta tecnologia permitiu a crescente internacionalização da economia e a interpenetração das economias nacionais, ou seja, a interpenetração do capital, do trabalho, dos mercados e dos processos de produção baseados na informação. E, com isso, países e nações deixam de ser unidades econômicas de nossa realidade histórica.

A economia capitalista, dominante no mundo, estimula à competição econômica e força as empresas - principalmente as de grande porte - a buscarem a eficácia, gerando com isso uma sucessiva revolução do trabalho, da técnica e dos produtos. Sistemas cada vez mais aperfeiçoados de comunicação e de fluxos de informações, junto com técnicas mais racionais de distribuição, tais como empacotamento, controle de estoques e conteinerização, permitem a aceleração das atividades e da circulação de mercadorias. Bancos eletrônicos e dinheiro "de plástico" são inovações que agilizam os fluxos de dinheiro e permitem a aceleração dos negócios nos mercados financeiros e de serviços, tanto nacionais como internacionais.

A economia de mercado sempre buscou a redução das distâncias porque isso significaria redução do tempo de produção, de circulação e de consumo de mercadorias e, conseqüentemente, redução dos custos, pois, no sistema capitalista de produção, tempo é dinheiro. Grandes avanços foram feitos nesse sentido, ao longo do século XIX e na primeira metade do século XX. Eram inovações voltadas para a remoção das barreiras espaciais - uma questão "deveras geográfica" na história das sociedades capitalistas.

Foi isso que aconteceu quando surgiram as estradas de ferro, o cabo submarino, o telégrafo sem fio, o automóvel, o telefone, o rádio, o avião a jato e a televisão que, ao formarem redes técnicas de circulação e comunicação, permitiram (cada um a seu tempo e interligando-se aos demais) realizar integrações territoriais, quebrando as barreiras físicas para o transporte e para a circulação de matérias-primas, de bens produzidos, de pessoas, de idéias, de decisões e de capital. Mas nenhuma dessas inovações comprimiu tanto o espaço, acelerando o processo de integração, como as novas tecnologias da informação.

Hoje ocorre um aumento significativo na densidade das redes de circulação e de comunicação. E essas redes podem se superpor umas às outras, permitindo simultaneamente a aceleração nos processos de integração produtiva, integração de mercados, integração financeira, integração de informações. Mas, ao mesmo tempo e perversamente, geram um processo de desintegração, pelo qual países e nações são excluídos das vantagens propiciadas pela alta tecnologia da informática, como ocorre, notadamente, com nações africanas.

No entanto, a exclusão não se dá apenas em relação às nações mais pobres. Tal exclusão atinge também milhões de trabalhadores nas economias de tecnologia mais avançada. Em países desenvolvidos, máquinas inteligentes estão substituindo trabalhadores de escritórios e operários que, a cada dia, engrossam as filas dos desempregados.
Podemos então deduzir que a tecnologia é um fator importante, mas ela, por si só, não explica a História dos homens.


(Extraído do site http://mundogeografico.sites.uol.com.br/geral08.htm).

Trabalhando com pirâmide etária

Pirâmide Etária

Trata-se de uma ilustração gráfica que mostra a distribuição dos diferentes grupos etários, em uma população (tipicamente de um país ou região do mundo), em que normalmente cria-se a forma de uma pirâmide. Esse gráfico é constituído de dois conjuntos de barras que representam o sexo e a idade de um determinado grupo populacional. É baseado numa estrutura etária da população, ou seja, a repartição da população por idades.
As pirâmides etárias são usadas, não só para monitorar a estrutura de sexo e idade, mas como um complemento aos estudos da qualidade de vida, já que podemos visualizar a média do tempo de vida, a taxa de mortalidade e a regularidade, ou não, da população ao longo do tempo. Quanto mais alta a pirâmide, maior a expectativa de vida e, consequentemente, melhor as condições de vida daquela população. É possível perceber que quanto mais desenvolvido economicamente e socialmente é o país, mais sua pirâmide terá uma forma retangular.

Quando se estuda a estrutura etária da população tem-se em conta três grandes grupos etários:

• jovens, dos 0 aos 14 anos;
• adultos, dos 15 aos 64 anos;
• idosos, com 65 ou mais anos.

O estudo é feito a partir de uns gráficos chamados pirâmides etárias: gráficos de barras que representam a população por grupos de idade e sexo.

Tipos de pirâmides etárias e características:

Pirâmide Jovem: base larga, devido à elevada natalidade e topo estreito em consequência de uma elevada mortalidade e esperança média de vida reduzida. As pirâmides deste tipo representam populações muito jovens típicas dos países menos desenvolvidos.


Pirâmide envelhecida: base mais estreita do que a classes dos adultos. Reflete uma diminuição da natalidade e um aumento da esperança média de vida. É características dos países desenvolvidos.


Entre estes dois extremos existem situações intermédias:

Pirâmide adulta: a base é ainda larga mas existe um aumento da classe dos adultos e dos idosos. A taxa de Natalidade está a diminuir e a esperança média de vida a aumentar.


Pirâmide rejuvenescida: reflete alguma recuperação das classes etárias dos jovens em virtude do aumento da fecundidade.



Sugestão de atividade:


Os alunos construirão um questionário com o intuito de coletar informações dos seus vizinhos – idade e gênero – podendo, abranger a rua inteira e se essa for muito extensa, a escolha de algumas quadras.
A partir dos dados coletados, os alunos irão construir a pirâmide etária dos moradores de sua rua (manualmente) e por meio das pirâmides irão comparar com as elaboradas pelos outros colegas e discutir as semelhanças e diferenças, por meio de apresentação oral.

Material necessário:
Papel ofício, lápis e lápis de cor, régua, borracha, caneta para a elaboração dos questionários e das pirâmides etárias.

(Para desenvolver a construção das pirâmides com os alunos você pode facilitar o trabalho com o papel quadriculado (ou milimétrico), assim a construção das pirâmides fica com o formato mais preciso).

Exemplo:

Construindo uma maquete



Monte três grupos, de modo que cada um represente uma das atividades econômicas: agricultura, comércio e indústria. O objetivo é que os alunos compreendam a relação entre o desenvolvimento da agricultura, do comércio e da indústria e a construção do espaço geográfico.
Com esta atividade é possível avaliar o nível de compreensão do tema pelos alunos. Além disso, você poderá acompanhar a participação individual de cada estudante na atividade coletiva. Se eles apresentarem dificuldades no que diz respeito ao conteúdo, utilize a própria maquete para mostrar o processo de transformação da natureza e a maneira como o espaço geográfico foi construído, de acordo com as técnicas desenvolvidas em cada período.
Com as maquetes montadas, você poderá introduzir algumas noções necessárias à alfabetização cartográfica, como visões vertical, frontal e oblíqua.

1. Represente em uma maquete o espaço geográfico construído historicamente a partir das atividades pré-agrícolas, agrícolas, comerciais e industriais.
• Procedimentos: o trabalho deve ser feito em grupo e cada grupo deverá escolher e representar o espaço geográfico a partir de uma atividade.
• Material necessário: caixas de papelão pequenas, tintas para papel, cola, tesoura, canetas hidrocor, papéis coloridos, uma base de papelão ou madeira. Procure não utilizar isopor por ser um produto de difícil reciclagem.

Roteiro para montar a maquete:
a) Antes de fazer a maquete, elaborem um desenho preliminar do que o grupo quer representar. Destaquem os aspectos naturais e culturais.

b) Selecionem as caixas proporcionalmente, de acordo com as construções a serem representadas, de modo que uma casa não fique maior que um edifício.

c) Remontem as caixas pelo avesso, assim os rótulos não aparecerão.

d) Pintem as caixas de acordo com a função (moradia, comércio, empresa etc.).

e) Colem-nas na base de madeira ou de papelão.

2. Exponha o trabalho na sala de aula e debata com os alunos o seguinte tema: “Como o ser humano construiu o espaço geográfico”.

Por meio de uma estratégia lúdica, o objetivo desta atividade é mostrar o processo de transformação do lugar onde o aluno vive e verificar qual das atividades econômicas mais se desenvolveu nesse lugar.

(Atividade adaptada do portal Escola Educacional.)

quarta-feira, 9 de junho de 2010

África do Sul - Copa do Mundo 2010

A Copa do Mundo 2010 se inicia essa semana no dia 11/06/2010 as 11:00h com o jogo África do Sul e México em Johanesburgo. Pensando nisso fui atrás de um material bacana sobre a África do Sul, sua história, a memória das lutas, o líder Nelson Mandela, as marcas deixadas pelo Apartheid, a impressão dos brasileiros que vivem na África do Sul, a atuação da Igreja Católica na construção de uma nova sociedade e as expectativas e emoções dos últimos dias antes da abertura da Copa do Mundo.
Espero que apreciem e com certeza esse material pode ser levado para a sala de aula para servir como material de apoio para as aulas de Geografia neste momento que o Mundo respira África e a Copa.



Posto ainda o vídeo oficial da Copa do Mundo 2010 FIFA, Waka Waka, cantado por Shakira feat Freshlyground, nas versões inglês e espanhol.






Este documentário realizado pela REDE APARECIDA com direção, roteiro e reportagem de Pe. Rafael Vieira, foi retirado do youtube.